quarta-feira, novembro 16, 2011

Uma cena mágica – Por Rodney Caetano


Os dois únicos dias de minha participação no Congresso de Poesia de Bento Gonçalves, em cuja abertura tive a honra de falar sobre o homenageado do ano, Affonso Romano de Sant'Anna, me proporcionaram momentos marcantes. Quero agradecer a todas e a todos com os quais compartilhei aquele momentum: a conferência, os espetáculos, o bate-papo, as declamações, a poesia, enfim, tudo de bom. Divertido foi até o comércio informal de livros na base da venda, escambo, doação... Neste agradecimento, evito citar nomes porque certamente seria indelicado com alguém, que não é alguém, em absoluto, mas um alguém muito especial que eu acabaria esquecendo de mencionar.
Mas permitam-me referir uma cena mágica, simples, que presenciei ao lado de Affonso, Marina Colasanti e Cláudia Gonçalves, na quadra de esporte de uma escola, lotada de piás e gurias de seis, sete anos de idade, cena que, à minha revelia, juro, guardou-se-me na memória, indelével.
Acompanhado de outros artistas e poetas, Jiddu fazia a contação da história de um incerto pequeno polegar japonês e ensinava a pronúncia de termos esquisitos, "arigatô", "saionará", "sashimi", e outros, a toda aquela criançada. Nessa levada, lá pelas tantas, vinha um “Tzuka Yamazaki” ou saía outro "Akira Kurosawa". E a garotada repetia tudo certinho. Hilário. Puro gozo. Ria Affonso, ria Marina.
Em certo momento do show aparece um palhaço... "Olha o palhaço", grita a molecada. E o palhaço: "Onde? onde? Adoro palhaços". E eles: "Você é o palhaço!". E ele: "Eu não sou palhaço". Poesia.

2 comentários:

  1. Eita gostei de mais da sua interlocução, sobre aquele ocorrido que por sinal foi marcante pra você e também para mim era pra ser uma entrada sutil mas não aconteceu pois dizem que o meu personagem espelhinho é um palhaço e que chama a atenção.(não sei por que dizem isso?)AGRADECIDO PELA REFERENCIA.

    ResponderExcluir
  2. Caro Bacca, uma viagem mais longa na mesma época impediu-me de participar do Congresso este ano. Vi alguns dos acontecimentos em Bento e senti como se me faltasse algo. Ahh, menino, depois que a gente é contagiada pelo Congresso de Bento, fica difícil nao participar. Quem sabe ano que vem posso estar aí novamente? Parabéns pela sua garra, pelo evento e pelo sucesso do mesmo. Meu abraço amigo, Cida Micossi

    ResponderExcluir