quarta-feira, novembro 16, 2011

O mundo ainda tem salvação - por Dalmo Saraiva


  Naquele ano que participei pela primeira vez do Congresso de Poesia em Bento Gonçalves-RS, eu já conhecia o Bacca, mas na verdade, acho, que ele não me conhecia. E eu fui acreditando no EVENTO porque ele já era famoso. Fui bem recebido e me inteirando na filosofia e proposta de trabalho. Daí por diante, cada vez mais, me integrando e sempre me perguntava por que em outros estados do Brasil não tem um projeto de tamanha importância como esse? Sim. Não tem porque não tem uma pessoa sonhadora e idealista como o Ademir Bacca. Pessoa séria e corajosa. Sim, porque para coordenar um bando de poetas de vários pontos do país e do exterior não é mole não.
  Aí quando cheguei nas escolas, vi o nível elevado de educação e pensei com os meus cabelos alvoroçados, taí, que coisa legal! Saía das escolas bastante feliz e compreendendo a proposta do Congresso. Depois fui para Hospitais Psiquiátricos, Hospitais Normais, APAE, Centros Culturais, Bibliotecas e demais lugares e até eventos em outras cidades como Farroupilha, Veranópolis, Serafina Correia e outras cidades... Todos esses lugares alargaram o meu horizonte e me deixaram bastante feliz. Todos esses lugares são especiais, inclusive as escolas, mas a APAE, sinceramente, é especialíssima. Lá sempre chegamos com um grupo muito grande e a emoção é imensa. É uma comunhão. Não dá nem vontade  de sair de lá. Aí me remeto ao meu mais longínquo lado infantil e a brincadeira vai fluindo.
Um grande aprendizado de vida e humanismo. Pessoal! O Brasil e o mundo precisam é disso: humanismo.
  Então, é isso que o Congresso Brasileiro de Poesia de Bento Gonçalves-RS, idealizado por um grande e corajoso guerreiro (da paz) chamado Ademir Antonio Bacca, me proporciona e me deixa mais íntegro como pessoa vivente nesse mundo tão conturbado e carente de tantas coisas. Mas o mundo ainda tem salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário