quarta-feira, setembro 19, 2012




Toninho Vaz no XX Congresso de Poesia

O evento acontece na cidade gaúcha de Bento Gonçalves entre os dias 24 e 29 de setembro. O autor Toninho Vaz vai apresentar, na noite do dia 24, a palestra “A poesia rebelde de Leminski e Torquato Neto”, abordando a vida e a obra destes dois poetas brasileiros, seus biografados.  O paranaense Leminski e o piauiense Torquato, embora nascidos em pontos extremos do Brasil, guardam muitas semelhanças, no entendimento de Vaz:
“Eu sempre brinco dizendo que as duas biografias formam a minha micro antologia biográfica de poetas malditos. Além da verve rebelde, os dois nasceram no mesmo ano de 1944, ou seja, em 2014 Leminski e Torquato estariam completando setenta anos. Estou procurando uma boa editora para relançar as duas biografias que estão esgotadas e disponíveis.”
Construindo obras e trajetórias diferentes, Leminski e Torquato conseguiram, nos anos 60, provocar impacto com palavras e atitudes rebeldes, inscrevendo seus nomes na lista de jovens pensadores inconformados. São os chamados “autênticos”.
Durante a semana haverá uma tarde de autógrafos do livro SOLAR DA FOSSA (Casa da Palavra/LeYa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário