quinta-feira, abril 10, 2008

NA ESCOLA MUNICIPAL FENAVINHO, DE BENTO GONÇALVES,
TODA TERÇA-FEIRA É DIA DE POESIA

Não é novidade para o mundo das letras que a cidade de Bento Gonçalves tem o maior índice de leitores de poesia de todo o país, fruto de inúmeras iniciativas criadas pelas escolas a partir da realização de eventos do porte do Congresso Brasileiro de Poesia e da Feira Municipal do Livro.
Nesta época do ano, quando a cidade se prepara para a realização de mais uma Feira do Livro, quarenta escolas desenvolvem atividades envolvendo alunos e escritores, sendo que a poesia predomina na maioria delas.
Na Escola Municipal Fenavinho, com o objetivo de atrair as crianças para a leitura, foi criado o projeto “Gente que lê”, totalmente focado na poesia, onde o texto que tem como características a expressão de sentimentos, rimas e, muitas vezes, o humor, servirá como meio para transformar a prática da leitura num hábito.
A partir do slogan “Toda terça tem poesia”, a escola instituiu o dia da semana para a realização de atividades. Nesta semana, o poeta enfocado foi José Paulo Paes, com o poema “Convite”, e as professoras vestiram-se de palhaços, representando a alegria, para dramatizar as várias formas em que a poesia pode se apresentar e o quanto ela pode divertir.
“A poesia é especial porque através dela podemos trabalhar os sentimentos e expressar emoções. Tem o objetivo de encantar, alegrar e transformar sentimentos em palavras”, afirma a Supervisora da escola, Professora Silvia Fernanda Di Bernardo, informando que no decorrer do ano os alunos trabalharão também com contos e histórias infantis.

2 comentários:

  1. fui convidada para participar num pequeno espaço onde só cabem pequenas coisas.
    Gostaria de receber a sua visita e comentários.
    Obrigada
    bj de Portugal
    a.
    http://miniminimos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Caro Ademir,

    É por demais importante trazer para o mundo da criança o saber, não só o convencional, como através da poesia, esta arte que sabe tudo e ensina tudo. A diretora da Escola e as demais professoras devem ser homenageadas, pelo exemplo que estão dando a todos da área educacional. Parabéns a todos envolvidos em tão bonita missão.

    Abraço fraterno.

    ResponderExcluir