quinta-feira, novembro 15, 2007


UMA PASSÁRGADA DE ABRAÇOS E SAUDADES

© CARLOS GURGEL

Estive ausente de Natal por 15 dias, participando de encontros com a poesia.
Primeiro, em Bento Gonçalves, RS, entre 1 à 6 de outubro, no XV Congresso Brasileiro de Poesia, onde conheci poetas brasileiros, chilenos, peruanos, mexicanos, alemães, canadenses. Ao todo, 176.
Diariamente tínhamos compromissos com recitais, debates, mostra de vídeos, música latina, programações em auditórios.
Uma das programações mais interessantes foi me integrar aos saraus em escolas públicas. Lá, uma platéia entusiasmada e receptiva, estava sempre atenta aos gestos e palavras dos poetas convidados. Por tres vezes dela participei.
O organizador do evento, Ademir Bacca, gaúcho, incansável defensor de um espaço que congregue e celebre versos e visões, acolheu a todos, com sua fidelíssima maneira de ser: acompanhando passo a passo todas as atividades, com ânimo e satisfação pelo que se propôs a realizar.
Assim, revi amigos poetas: Artur Gomes, Wilmar Silva (agora, Joaquim Palmeira), o impagável Dalmo Saraiva, Glauter Barros, Bilá Bernardes, poetas iluminados pela chama da sedução e pelo labirinto da lanternas verbais.
Conheci a minha incentivadora gaúcha, Cacau Poeta, que me fez acreditar que é possível sonhar com mais platéias e desejos. Mais: Luís Edmundo, de alteRosa poesia, Barhone, Lúcia Gonczy, meiga e solidária, Jiddu Saldanha, Luis Prôa, poeta carioca, incansável descobridor das alegrias que sedimentam amizades e leitores. E do Ronaldo Werneck, Cataguases, MG, um poeta porreta e paladino de conquistas das moças que bailam por entre seus versos e lentes. Da Mariynês Bonacina, de uma doce e inquebrantável beleza. Do ícone Hugo Pontes, poeta visual, experimental, vanguardista. De Walnélia Pederneiras, leve como uma pluma, forte como um poema para sempre ser lembrado. Do Alex, jovem poeta gaúcho, que se faz declamar com seus eus e sangues. E da incomparável menina, bela e musicista, a chilena Mariana, com seus dezoitos anos e um violino que apaixona e se perpetua.
E andei pelas ruas de Bento, maravilhado com a beleza das suas mulheres, como um caleidoscópio de infinito\n hipnotismo e sinfonia. Convivi com suas noites frias e incessantes. Com suas rodas de poesia, lançamentos de antologias e descobertas de promessas e reencontros. Como uma grande casa que abriga nuvens e céus e de uma luz que se esconde por trás da esperança. De abraços e saudades. De chimarrão e a vontade de não calar. De delírios e silêncios. Atmosferas de palcos e risadas inquebrantáveis. E quando no último dia, onde plantamos uma árvore, e cada poeta, depositou entre suas raízes, o seu chão. O meu, foi um pouco da terra da casa de Cascudo, com o crivo de Ana e Camilo. Assim foi Bento. Bendita e sortida. Cidade real dos nossos verbos mundanos e borrifados pela atmosfera de uma terra acolhedora e querida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário