quinta-feira, novembro 15, 2007

OVERDOSE POÉTICA

© LUIZ FERNANDO PRÔA

Fazer um evento de poesia, juntar mais de uma centena de artistas, a maioria poetas, para a celebração da arte durante uma semana, não é tarefa fácil. Reunir poetas de vários países e de diferentes estados do Brasil, na Serra Gaúcha, mais precisamente em Bento Gonçalves, já seria uma proeza. Mas fazer isto 15 vezes, cada uma com mais sucesso que a outra, é tornar este feito em algo mágico, pura poesia.
E realmente quem esteve presente nesta XV edição pôde captar a magia que vibrou no ar naquele momento. Poesia por toda parte, nas praças, calçadas, vitrines, nos colégios, hospital, presídio, APAE. No Sesc, na Prefeitura, na Fundação Casa das Artes, na Biblioteca Castro Alves, na Via Del Vino, em restaurantes e onde mais fosse possível. E não só poesia, também música, ciranda, artes plásticas, fotografia, teatro, performances, debates.
Contudo o que mais brilhou neste contexto foi o fator humano. Artistas conectados ao belo, à paz, ao amor, recepcionados por um povo educado, gentil e apreciador da arte.
E o que não faltou nestes dias foi amizade, ternura, carinho e trabalho, muito trabalho, mas sempre com prazer.
O XV Congresso Brasileiro de Poesia foi muito mais que um espetáculo. Para nós poetas foi vivência, troca, intercâmbio e estreitamento de relação entre amigos (muitos dos quais antes amigos virtuais).
Maravilha! Uma semana de overdose poética temperada com música, teatro e outras artes. A poesia estava viva e a alma repleta do que há de bom. Sorrisos, gargalhadas, emoções à flor da pele, algumas lágrimas e muitos, muitos aplausos. Fica aqui o meu aplauso ao talento dos artistas, à cidade que tão bem nos recebeu, aos patrocinadores e apoiadores que tornaram viável o Congresso e à competência do maestro, Ademir Antonio Bacca, que regeu esta “Orquestra de Babel” e carregou o piano nas costas, com seriedade e virtuosismo.
Se durante estes 6 dias houve realmente um reino chamado Poesia, devemos reverenciar o rei, nosso amigo e poeta Bacca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário