segunda-feira, dezembro 15, 2008


Poesia por poesia do norte ao sul
Por RENATO GUSMÃO

No inicio do ano de 2008, pela internet, conheci os poetas Jiddu Saldanha, Artur Gomes e Cláudia Gonçalves, numa troca de poemas que intensificou-se, até virar grande amizade virtual, porque não confessar: virei fã dessa trinca de artistas – que por interesse de uma mídia, mercadológico selvagem, só se tem conhecimento através de divulgações alternativas ou pela net, (em que o próprio artista se faz cadastrar).
Então, com essa interação, fomos nos aproximando cada vez mais através de nossas obras, até surgir o convite por parte de Cacau Gonçalves, para participar do XVI Congresso de poesia, versão 2008. Daí, começa a saga para viabilização de nossa ida ao sul do país para participar do tão importante evento, e por isso, hoje já enriquece o meu currículo.
Juntamente comigo, o poeta Claudio Cardoso, evidenciou interesse ao evento e nos empenhamos o máximo para mostrarmos o espetáculo Poesia na Tua Porta, nas terras do sul.
Então, num entusiasmo ímpar, seguimos para Porto alegre, juntamente com minha esposa e assessora Célia Gusmão, para nos instalarmos na residência da amiga e cantora paraense Gabriela Brabo, que nos recepcionou no aeroporto, junto de seu companheiro Gabriel, logo depois, juntamo-nos à Paulinha Brabo, que é filha de Gabriela, para almoçarmos no Mercado Público, a famosa yakissoba do restaurante Sayuri, e depois irmos saborear a tão conhecida sobremesa da Casa de Pelotas, onde ocorreu o primeiro contato pessoal com a poeta Cacau Gonçalves, em grande estilo e brindado a cada gole de cerveja. Após isso, conhecemos um pouco do centro de POA, até irmos para casa e sentirmos na pele a primeira noite de frio, chuva e ventania (Aí que saudade de Belém...).
No dia 05, domingo, após o almoço que ocorreu na casa dos amigos anfitriões, saímos para conhecer mais a cidade e também para justificar o voto, pela ausência em nossos colégios eleitorais.
Na Segunda-feira, 06, pela manhã, fomos ao encontro de outros poetas para seguirmos o caminho da cidade de Bento Gonçalves-RS; a viagem de ônibus, durou duas horas aproximadamente. Chegando em Bento, por volta de 12:00h, exatamente na porta do hotel Vinocap, fomos recepcionados pelo grande inventor do Congresso Brasileiro de Poesia, o poeta Ademir Antonio Bacca, que carinhosamente nos instalou, deixando-nos bem acomodados e à vontade. Daí em diante, foi conhecer um por um dos poetas, trocar idéias, formar elos de amizade, trabalhar prazerosamente nas escolas, divertir-se, conhecer vinícolas, outras cidades vizinhas. Tudo foi só poesia... .

Para fazer algum comentário sobre o que foi o XVI Congresso de Poesia, começo dizendo: - SEM COMENTÁRIOS!
Não há descrição, porém, posso dizer com maior tranquilidade – foi o maior e melhor momento em que já participei, no que se refere à essa vertente...
Poesia para mim, é comer e beber todos os dias, é sobrevivência, é viver e ter na veia, é sentir dor de saudade e vontade de voltar, é dormir quando se tem sono, é amar e ser amado, poesia, é morrer e ressuscitar por ela. Poesia se respira, se expele da pele palavra, é amizade de se construir, é se conhecer, é caminhar, falar, desejar toda hora. Poesia é ser poesia!!!
Vivi intensamente por uma semana, tudo isso e muito mais... e quero mais!
Salve, a cidade Bento Gonçalves! salve, o Congresso Brasileiro de Poesia, salve, o seu inventor e seus colaboradores! Salve, todos os artistas! Salve, os poetas!
Salve 2009, para nos reencontrarmos!!!

É necessário agradecer ao IAP – Instituto de Arte do Pará, através de seu presidente Dr. Jaime Bibas e de sua assessora Dra. Iolinda Silva, e aos amigos que assinaram ao célebre Caderno de Ouro do Programa Cor da Pátria, para a viabilização das passagens e de ajuda de custos.


Um comentário:

  1. Sou professora de artes de São Paulo, gostaria de trabalhar com os meus alunos 05 poetas, sendo 1 de cada região do Brasil. Falta selecionar um poeta do norte. Alguem poderia me ajudar?
    faabreu@uol.com.br

    ResponderExcluir