sexta-feira, outubro 31, 2008

Jairo Klein durante o recital "Outros eus"
XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE POESIA CONFIRMOU TRADIÇÃO DE MAIOR ENCONTRO DE POETAS DO PAÍS

Como tradicionalmente acontece na primeira semana de outubro, mais uma vez a cidade de Bento Gonçalves abriu suas portas para a caravana de poetas que participaram da décima-sexta edição do Congresso Brasileiro de Poesia, realizada entre os dias 6 e 11.
Tendo como tema “120 anos de Fernando Pessoa: tudo vale a pena!”, mais de duzentos poetas dos mais diversos estados brasileiros e de alguns países da América do Sul marcaam presença e participaram de uma programação diversificada com muitos recitais, performances, rodas de poesia, espetáculos teatrais, palestras nas escolas e debates sobre as diversas formas do fazer poético.
A novidade na programação deste ano foi a realização de um encontro literário em homenagem ao poeta português Fernando Pessoa, destinado a alunos e professores, que contou com a participação de Jairo Klein, Jane Tutikian, Karina Duarte, Grupo Poesia Simplesmente, Luiz Edmundo Alves e Joaquim Palmeira. Esta atividade aconteceu nas manhãs dos dias 8 e 9, no auditório do SESC.
Trinta e cinco escolas do município participaram do evento deste ano, recebendo os poetas em suas dependências e doze delas deslocaram alunos para participarem de atividades que aconteceram nas dependências do SESC. Os poetas também foram ao Presídio Municipal, APAE, Centro de Atenção Psico-Social e ao Hospital Tacchini.
Os principais projetos que tradicionalmente compõem a programação oficial do evento mais uma vez destacaramm-se, entre eles o “Poesia na vidraça”, que consiste na utilização das vitrines das lojas do centro da cidade para exposição de poemas de autores brasileiros, “Poesia numa hora dessas?” (quando poetas apresentaram recitais em repartições públicas e privadas), “Uma idéia tece a outra” (realizado na Biblioteca Municipal e que consiste no ‘empréstimo’ de um poeta a uma turma de alunos), além das tradicionais rodas de poesia na Via del Vino.

RECITAIS FIZERAM A DIFERENÇA

Os organizadores mais uma vez apostaram na realização de recitais de diversas correntes poéticas para garantir o sucesso do evento. Neste ano, dividiram o palco do SESC e de algumas escolas performances poéticos dos estados do Amapá, Pará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, além de Peru, Chile, Argentina e Uruguai.
Embora Fernando Pessoa tenha sido o personagem principal do evento deste ano, o escritor Machado de Assis também foi homenageado, com a apresentação do espetáculo “Machado de Assis, cem anos sem”, que o grupo carioca Poesia Simplesmente encenou nos dias 6 e 10, no palco do SESC.
Junto com o XVI Congresso Brasileiro também foram realizados o XVI Encontro Latino-Americano de Casas de Poetas e a XIII Mostra Internacional de Poesia Visual.
A abertura oficial dos eventos aconteceu na tarde de segunda-feira, dia 6, às 17 horas, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal. Às 19,30 horas, no Auditório da Escola Gen. Bento Gonçalves da Silva, foram realizados os recitais “Torre de Babel” e “A Voz dos Povos”. O encerramento aconteceu no Auditório do CEFET, onde aconteceu o recital “Todas as Vozes”.
No sábado, a intensa chuva que caiu sobre a Capital Brasileira do Vinho impediu que os poetas plantassem a tradicional pitangueira e a árvore dos povos, as quais foram plantadas posteriormente pelos organizadores do evento e técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, na Praça Vico Barbieri.
O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, SESC e Proyecto Cultural Sur/Brasil.
As fotos do XVI Congresso Brasileiro de Poesia – também das últimas edições, podem ser vistas no seguinte endereço
http://picasaweb.google.com.br/home?tab=mq

Nenhum comentário:

Postar um comentário