quarta-feira, maio 07, 2008


PROJETO LIVRO NA ESCOLA EM CAMAQUÃ
CLÁUDIA GONÇALVES

A cidade de Camaquã realizou recentemente a semana da poesia, evento que me surpreendeu positivamente. Na verdade acho que eu não esperava tanta cumplicidade entre poetas, Secretaria de Educação e escolas.
O Proyecto Cultural Sur/Brasil (Projeto Livro na Escola) participou com sua proposta de levar a poesia para a sala de aula, tendo o importante apoio da Casa do Poeta Camaqüense (CAPOCAM), através de sua Presidenta Erotildes Citrini, de seu vice Onélio Lopes Chagas, do jornalista, poeta e ativista cultural Catulo Fernandes e da artesã Guel Fernandes. Não só foi feita a doação de livros em cinco escolas municipais, sendo duas na zona rural, como foi possível interagir com os alunos, onde fizemos rodas de poesia, desafios premiados com livros e versos recitados por poetas, alunos e professores.
Enfim, é muito gratificante saber que a poesia está sendo trabalhada nas escolas daquele município quase como uma disciplina. A Escola Rui Barbosa, na zona rural, é um bom exemplo. Este ano realizará seu 5º Recital de Poesia. São alunos começando através da poesia o hábito saudável da leitura.
Longa vida ao projeto de Camaquã. E que o livro seja o amigo inseparável dos alunos desta bela cidade.